Aprenda como superar uma traição e ser feliz novamente.

Aprenda como superar uma traição e ser feliz novamente.
4.9 (98.93%) 131 votes

Olá, aqui é a Maria Lara. Depois de tantos pedidos sobre este assunto, resolvi fazer um texto a respeito, que deixasse bem claro algumas dicas seguras e simplificadas de como ser feliz novamente superando uma traição. As dicas estarão separadas em duas sessões, uma onde há medidas a serem tomadas se você deseja prosseguir no relacionamento com a mesma pessoa, e outra sessão se você pretende seguir sozinho.

Em um momento deste, de ata tensão, é complicado entender a situação e ainda querer reatar o relacionamento. Mas, se depois de um tempo pensando a respeito você chegou à conclusão de que iria perdoar e seguir em frente com a mesma pessoa, deve saber quais as melhores atitudes a serem tomadas.

E mesmo que não deseje mais reatar, existem passos ideais a fim de que o problema que pôs fim este relacionamento não seja o fantasma do um possível próximo romance. Vamos agora ao passo a passo de como superar uma traição e achar de novo a felicidade!

Se você deseja prosseguir no mesmo relacionamento.

Não há nada de errado com você se essa é a sua decisão. A terapeuta Frankie Sharp afirma que “se você tem a compreensão do que aconteceu por dentro do outro, porque vai jogar tudo fora?”. Ela diz ainda que existem fatores que influenciam este tipo de comportamento, e se você contorná-los o recomeço é possível e terá êxito.

Se a sua visão para o futuro ainda é entendida como possível ao lado daquela pessoa que te traiu, é preciso que você tenha muita maturidade e saiba, acima de qualquer pensamento negativo, perdoar o próximo. O perdão é o primeiro passo, em seguida você deve tomar cuidado com os desafios e problemas que irão surgir seguindo o roteiro:

Enfrente o desafio.

O passo inicial é enfrentar o desafio de estar ainda ao lado de quem te deixou com uma marca negativa, através de um comportamento crítico, que é a traição. Um relacionamento tem como base a confiança e ela desmorona quando um dos parceiros trai o outro, passando a te deixar desconfiado de tudo o que o outro fizer.

O desafio é contornar a situação. De início não vai ser nada fácil, e você não só vai, mas precisa viver esse momento, sentir a sensação que traz, que não é nada boa. Depois disso saiba como conversar, sem muita irritação, como pessoa adulta pergunte ele à respeito do que o motivou a fazer isso.

Seja ainda ciente que não é nada saudável conviver com alguém que te traiu e que você não perdoou, uma vez eu você vai se pegar de tempos em tempos pensando no corrido e no quanto a sua confiança fico abalada após isso. Isso faz você cobrar mais do que o necessário e “pegar no pé”, deixando a relação ainda mais desgastada.

Esteja livre para sentir raiva, mas respeite os limites.

Seja livre para se sentir com raiva, afinal você não é de ferro. Mas, não ultrapasse os limites, não lide com a violência física ou verbal como forma de despejar toda a raiva que sente. O necessário é ficar longe por um período, ir em busca de pessoas que sente confiança, como familiares ou amigos próximos e desabafar a respeito.

Você pode e deve chorar, mas nada de se deprimir. São fases negativas da vida que servem de lição, o erro não é exclusivamente seu, mas também do parceiro. E os dois devem se juntar e reformular um novo começo, se consentirem em ainda ficarem juntos.

Não se envergonhe das crises.

Não se sinta envergonhado se crises surgirem, uma vez que seu relacionamento já foi abalado uma vez, ele pode passar um tempo com certa deficiência que dará às “más línguas” assunto suficiente para comentar. Seja forte para ouvir mentiras e saber lidar com elas.

No entanto, seja ainda mais sensato ao escutar verdades, e a partir destas verdades tirar lições para o seu relacionamento a partir desse novo começo que ele está tendo. A intenção é não errar de novo.

Repare o dano.

Para superar a traição você deve reparar de vez o dano que foi o pontapé para o ocorrido. O seu relacionamento podia já estar desgastado, o que esfria toda a atração entre os parceiros. Se foi pela falta de carinho, atenção, cuidados, reciprocidade, entre outros.

Isso você deve identificar e sentar com o seu parceiro para conversar a respeito. Após é hora de tomar cuidado para não cometer os mesmos erros e deixar o relacionamento desgastado mais uma vez.

Converse sempre que possível.

Como superar de vez a traição em uma relação?! Através do diálogo frequente. Se no antigo relacionamento você tivesse um diálogo aberto com o seu parceiro, iria saber que em determinado momento ele estaria se sentindo desconfortável, e antes que o pior acontecesse os dois teriam tomado medidas ou então se afastado de vez.

Através da conversa você pode deixar claro como se sente na relação, e ele também. Só é possível saber o que cada um pensa e passa no íntimo através do diálogo, mesmo a mais alta convivência não traz essa possibilidade, as palavras sinceras são a melhor solução.

Se você pretende não estar mais com o(a) parceiro(a).

Se o seu plano de ida futura e de como superar a relação não inclui mais o seu antigo parceiro, o seu comportamento deve ser diferente, e o modo de superação também, que é bem mais aberto e livre. Qual o mais complicado? Continuar a antiga relação, ou superar sozinho? Bem, isso depende muito de você e do quanto o amor estava vivo. Tome a sua decisão e, depois disso, escolha o melhor caminho a seguir.

Mantenha a sua auto-estima!

A sua auto-estima deve estar sempre as alturas! Cuide para que ninguém consiga derrubá-la. Você deve, antes de buscar amar alguém, se amar primeiro. A sua felicidade deve estar condicionada a você como pessoa, e não a ninguém como casal.

Se cuide, cuida da sua aparência, saia com os amigos, viaje para onde quis, seja feliz. O importante é preencher o tempo para que não sobre espaço para a infelicidade.

Cuidado com as paranóias.

Cuidado com as paranóias se você está pensando em investir em uma nova relação. O seu antigo relacionamento foi marcado pela traição e insegurança, mas isso não quer dizer que seus pretendentes possam ter a mesma conduta. Se permita viver novamente uma história feliz, não se apegue ao passado, use ele apenas para crescer como pessoa.

Se permita!

Permita-se viver novas experiências ao lado de pessoas que você entenda como alguém que realmente valha a pena investir. De acordo com a especialista e terapeuta Frankie Sharpe, “não há nada como um novo amor para fazer a vida valer a pena”.

Espero que tenha gostado do artigo que escrevi com tanto carinho e dedicação, sempre pensando em te dar as melhores dicas para contornar situações difíceis dentro de uma relação. Lembre-se sempre: o recomeço é possível, seja com a pessoa que você estava antes, ou ainda sozinho, basta se permitir! Quer mais assuntos como esse? Então continue no site!

Mulher de Classe.

Você precisa ver isso também 👇👇

Add Comment